Minas Gerais

Taxonomy

Code

Scope note(s)

  • Estado da República Federativa do Brasil

Source note(s)

  • Localizado na Região Sudeste do Brasil, o Estado de Minas Gerais possui uma área de 586.513.984 km². O território está dividido em 853 municípios com população total de 20.539.989 pessoas, cuja renda mensal domiciliar per capita é calculada em R$ 1.918,00 no ano de 2023.
  • A região que hoje é ocupada por Minas Gerais foi inicialmente desbravada lá pelo século XVI pelos bandeirantes em busca de ouro e pedras preciosas. A capitania de São Paulo e Minas de Ouro foi criada em 1709 e desmembrada onze anos depois, ficando uma capitania para cada estado. No século XVIII, a região foi povoada sendo um importante centro econômico para Portugal que criou formas rígidas de arrecadação de impostos. Essa rigidez desencadeou o movimento político conhecido como Inconfidência Mineira que teve como principal personagem Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes. A mineração na economia do estado inibiu outras atividades, fazendo com que a cafeicultura só fosse introduzida no século XIX. O café logo tornou-se a principal atividade da província, trazendo um surto de prosperidade. A primeira vila do estado foi Mariana, hoje município mineiro, sendo habitada primeiramente em 1696 e elevada à cidade somente em 1745 por ordem do rei Dom João V.

Display note(s)

    Equivalent terms

    Minas Gerais

      Converse term

      1 Authority record results for Minas Gerais

      Carolina Bezerra
      Person · 27/05/1978

      É autora do livro "Saravá Jongueiro Velho: memória e ancestralidade no Jongo do Tamandaré" (2012), Pesquisa a interseccionalidade como teoria e método em duas frentes: 1. Estudo das Relações Étnico-Raciais: jongo, batuques de terreiro, comunidades quilombolas, educação escolar quilombola, educação para as relações étnico-raciais, ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, cosmopercepção e religiosidades afro-ameríndias, saberes tradicionais, contracolonialidade e encontro de saberes. 2.Estudo das Relações de Gênero e Sexualidade: violência de gênero, assédio e abuso sexual e moral, tipos de racismo, pactos narcísicos, violação de direitos humanos, necropolítica, feminismo negro e decolonial, inclusão, diversidade de gênero, e construção de masculinidades/feminilidades.Possui experiência na área da Antropologia Educacional articulando os seguintes temas: Relações Geracionais, Juventude e Educação, Educação de Jovens e Adultos, Imaginário e Pensamento Simbólico, História de Vida, Memória e Ancestralidade, Corporeidades e Africanidades, Manifestações artístico-culturais afro-ameríndias, Oralidades e Oralituras.