São Paulo

Taxonomy

Code

Scope note(s)

  • Estado da República Federativa do Brasil

Source note(s)

  • Localizado na Região Sudeste do Brasil, o Estado de São Paulo possui uma área de 248.219,485 km². O território está dividido em 645 municípios com população total de 44.411.238 pessoas, cuja renda mensal domiciliar per capita é calculada em R$ 2.492,00 no ano de 2023
  • São Paulo começou a ser colonizada em 1532 quando Martim Afonso de Souza fundou a Vila de São Vicente (hoje Baixada Santista). Em busca de novas pessoas para evangelizar, um grupo de jesuítas desbravou a Serra do Mar e chegou até o Planalto de Piratininga onde fundaram um colégio em 1554, ao redor do qual se iniciou a construção das primeiras casas, dando origem ao povoado de São Paulo de Piratininga. Nos primórdios, São Paulo vivia da agricultura de subsistência, depois da implantação da lavoura de cana-de-açúcar e também sonhava com a descoberta do ouro e dos metais preciosos. As viagens ao interior do país – Bandeiras – eram expedições organizadas para procurar pedras e metais preciosos nos sertões distantes. De São Paulo, partiam as Bandeiras ao longo de todo século XVIII. A virada aconteceu na passagem para o século XIX, quando as plantações de café substituíram as de cana-de-açúcar para ocupar o primeiro plano da economia nacional. A expansão da cultura do café fez com que as estradas de ferro se multiplicassem. O mesmo período também foi marcado pela vinda de imigrantes em massa para substituir a mão-de-obra nas plantações de café, com o fim da abolição da escravatura em 1888. A importância de São Paulo na expansão cafeeira e do gado em Minas Gerais fez surgir a conhecida “política do café-com-leite” quando paulistas e mineiros se revezavam na Presidência da República.

Display note(s)

    Hierarchical terms

    São Paulo

    São Paulo

    Equivalent terms

    São Paulo

      Converse term

      Associated terms

      1 Authority record results for São Paulo

      1 results directly related Exclude narrower terms
      Carolina Bezerra
      Person · 27/05/1978

      É autora do livro "Saravá Jongueiro Velho: memória e ancestralidade no Jongo do Tamandaré" (2012), Pesquisa a interseccionalidade como teoria e método em duas frentes: 1. Estudo das Relações Étnico-Raciais: jongo, batuques de terreiro, comunidades quilombolas, educação escolar quilombola, educação para as relações étnico-raciais, ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, cosmopercepção e religiosidades afro-ameríndias, saberes tradicionais, contracolonialidade e encontro de saberes. 2.Estudo das Relações de Gênero e Sexualidade: violência de gênero, assédio e abuso sexual e moral, tipos de racismo, pactos narcísicos, violação de direitos humanos, necropolítica, feminismo negro e decolonial, inclusão, diversidade de gênero, e construção de masculinidades/feminilidades.Possui experiência na área da Antropologia Educacional articulando os seguintes temas: Relações Geracionais, Juventude e Educação, Educação de Jovens e Adultos, Imaginário e Pensamento Simbólico, História de Vida, Memória e Ancestralidade, Corporeidades e Africanidades, Manifestações artístico-culturais afro-ameríndias, Oralidades e Oralituras.